28 de julho de 2011

O poder do mito

Oi, pessoal!


Estou estudando muito para a próxima oficina, marcada para os dias 23 e 24. Não por acaso, uma amiga (também Bárbara... hehehehe) indicou um filme muito bom. Trata-se d"O poder do mito", uma entrevista muito descontraída feita com o mitólogo mais importante dos últimos tempos, Joseph Campbell. Estou a-man-do! Se tiverem a oportunidade, assistam! Depois trocamos figurinhas.

Ah! Assim que terminar (são 5h40min de filme!) posto as frases que considerei mais marcantes para nós, contadoras de histórias.

Beijinhos!

27 de julho de 2011

Contação no Parque do Ibirapuera

Para quem estiver este final de semana por São Paulo, segue a dica de alguns amigos contadores:

Domingo, dia 31 de julho, às 11 horas, em frente ao Parquinho próximo à Praça da Paz no Parque do Ibirapuera.

Será realizada a Contação de História “Um grande presente maior que a gente”

Leve seus filhos, sobrinhos, alunos e a criança que existe dentro de cada um!

Vamos fazer um grande piquenique e respirar juntos o ar puro da cidade!

26 de julho de 2011

Passarinho verde

“Hmmm, um passarinho verde me contou que você está fazendo aniversário hoje”.

Algum tempo depois de ter aberto ferozmente o presente que lhe dei, o garotinho pergunta:

“Mas o passarinho falava?”

Fiquei imaginando o filme que se passou na cabecinha dele durante o tempo que ficou mudo, um passarinho verde que falava e sabia do aniversário dele. Mágico!

Quando uma criança faz uma pergunta dessas, você tem duas opções: mergulhar com ela na fantasia ou trazê-la de volta para a realidade, o que seria muita crueldade. Mergulhar na fantasia da criança faz florescer nela o imaginário infantil, facilitando o desenvolvimento de habilidades essenciais para seu crescimento. Então, por que não adubar um pouquinho este solo tão fértil com uma história?!

Beijoks

20 de julho de 2011

Cia. Ilumina de Contadores de Histórias ministra curso gratuito

Oi, pessoal!

Tem curso gratuito em agosto, em Osasco! Confiram:

Formação na arte de contar histórias - agora é você quem vai contar

Data: 16/08/11
Duração:
4h (das 13h às 17h)
Local: Auditório da Biblioteca Pública Monteiro Lobado - Osasco
Av. Marechal Rondon, 260 - Centro
Público alvo: pessoas com mais de 18 anos, preferencialmente professores e estudantes universitários

Vagas limitadas!!


Prazo para inscrição: até 12/08/11
Para se inscrever, informe nome completo, e-mail, telefone fixo ou celular. Se for estudante universitário, informe também o nome da faculdade e do curso, para emissão de participação para AACC.
Inscreva-se no Setor de Extensão Cultural da Biblioteca pessoalmente ou pelo telefone 3682-1648, ramal 24, ou, ainda, por e-mail: mahxandre@gmail.com, com Marili.


Não percam essa oportunidade! E depois me contem como foi o curso.
Beijinhos!

14 de julho de 2011

Contar histórias ajuda a melhorar a memória em crianças

... e isso é só um dos milhares de pontos positivos... Quanto mais eu leio e estudo, mais eu admiro a "contação" de histórias!


A visualização de sequências de imagens e criação de histórias a partir dessas ajuda a criança a desenvolver todos os níveis de sua memória. A afirmação vem de uma pesquisa realizada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) pela pesquisadora Priscila Peixinho Fiorindo.

Segundo Priscila, mesmo que essa constatação pareça simples, ela comprova algumas teorias recentes no campo da neurociência. “Muitos cientistas ainda consideram que o cérebro possui uma concepção geográfica, ou seja, que seria como um sistema com campos específicos para determinadas funções”, conta a pesquisadora.

Priscila avaliou que a produção de narrativas de crianças envolveu, simultaneamente, as memórias de curto e longo prazo. A pesquisadora constatou que crianças com idades de 5, 8 e 10 anos utilizavam mecanismos de funcionamento do cérebro que envolve as memórias de curto e longo prazo. As memórias de curto prazo são as que se referem às informações recentes, enquanto a de longo prazo é dividida entre a semântica, que reflete o conhecimento de mundo acumulado, e a episódica, que envolve as situações ou episódios já ocorridos.

“É na memória episódica que se encontram os ‘scripts’. Quando, por exemplo, encontramos uma pessoa que não vemos há muito tempo e que, de alguma forma nos marcou, acionamos, paralelamente, as memórias de curto e longo prazo", descreve. "Assim, todas as lembranças/memórias são recuperadas e reelaboradas, por meio do script, na memória construtiva para que as crianças narrem uma história”, explica Priscila.

Fonte: Agência USP, 11 de julho de 2011 e também aqui!

4 de julho de 2011

O olhar, a entonação, o ritmo

Oi, pessoal!

Estava estudando para a oficina que darei em agosto quando lembrei-me de um vídeo do Igor, meu primogênito, quando ele tinha 5 anos. É tão interessante ver como ele reproduz o olhar, a entonação, o vocabulário, o ritmo e vários outros elementos da história que havia sido contada para ele!
Veja abaixo.

Beijos!