30 de março de 2015

Curso gratuito de contação de histórias

Gente! Já passamos da metade!
Acabo de postar o sexto vídeo de dez previstos para esse curso on-line de contação de histórias... :) Ainda não consegui atingir muitas pessoas, porque talvez eu não seja tão boa em marketing digital, mas estou muito feliz com os retornos. Eles me inspiram a continuar e continuar...

No vídeo eu falo um pouco sobre o que levar em conta na hora de selecionar as histórias para fazer parte de seu repertório. E uma das dicas é considerar as idades das crianças.
Segue uma tabelinha que eu costumo usar para me auxiliar nessa escolha:
Crianças até 3 anos: histórias com animais (mesmo que os animais tenham características humanas), personagens crianças, histórias curtas e... ah! parlendas. Esqueci de falar delas no vídeo (puxa, tanta coisa em um tempo curto...)
Crianças de 4 a 6 anos: histórias com animais e personagens crianças, histórias mais longas, como contos de fadas simples.
Crianças de 7 a 9 anos: contos de fadas mais elaborados, fábulas, histórias em ambientes conhecidos e vinculadas à realidade.
Crianças de 10 a 14 anos: aventuras em lugares distantes, histórias fantásticas, contos de fadas elaborados e longos (com trajetória do herói), histórias bem-humoradas, mitos e lendas.
Jovens, adultos e idosos: causos, histórias reais (mesmo em forma de literatura de cordel).

Mas, como eu disse no vídeo, isso não é uma regra, porque história é história e é uma delícia em qualquer fase da vida, de qualquer jeito! :) Entretanto, pode ajudar a dar um direcionamento no início do processo de se montar um repertório.
E você? O que leva em conta na hora de escolher uma história?

Nenhum comentário: