28 de abril de 2011
Indicação de livro
Ontem estava vendo uma revista de decoração e deparei-me com o apartamento de um casal homossexual. Fiquei surpresa e feliz com o tipo de tratamento dispensado ao casal na reportagem e por, finalmente, os meios de comunicação começarem a propagar essa relação de forma mais natural e madura.
Então recordei de um livro que li para o Igor chamado Meus dois pais, da editora Ática.
A história é longa, e por isso acredito que deve ser trabalhada em partes, caso as crianças tenham 6, 7 ou 8 anos e completa se tiverem mais idade (ou mais paciência). O bacana é a gente trazer esses temas para o universo infantil da forma que devem ser trazidos: com naturalidade! :-) E viva a diversidade!
Beijinhos!
26 de abril de 2011
Inscrições para Oficina
Lembro a todos que as inscrições para a nossa próxima oficina (mais informações aqui) encerram-se dia 6 de maio, sexta-feira.
Beijinhos!
15 de abril de 2011
Ideia sustentável para esta Páscoa
Segue uma sugestão... Ah, não reparem no vídeo... Tá dando um pau esquisitíssimo. Assim que corrigir, posto de novo.
Beijinhos!
13 de abril de 2011
Declaração de uma ex-aluna
12 de abril de 2011
Seminário sobre a importância do brincar
9 de abril de 2011
História para a autoestima
8 de abril de 2011
Próxima oficina!
Horário: das 8h30 às 17h30
Local: Escola Vésper
Valor: R$ 120 (professores e estudantes pagam 50% do valor)
Ações pascoais
6 de abril de 2011
Projeto Lê pra mim?
História de época: Páscoa - parte II
Era uma vez um papai coelho de páscoa e uma mamãe coelho de páscoa que tinham sete filhinhos. Como estava chegando a páscoa, o pai pediu que a mãe arrumasse uma cesta com bastantes ovos coloridos, para que cada um dos coelhinhos os escondesse. Assim, saberiam quem dos filhinhos era o coelho de páscoa de verdade.
O primeiro escondeu o ovo dourado. Saiu correndo o mais rápido que podia e, ao chegar no jardim da escola onde deveria esconder o ovo, viu-se diante de um grande portão. Como vinha correndo com grande velocidade, não conseguiu preparar o pulo e saltou de tamanho mau jeito que, do outro lado, o ovo caiu e se quebrou. Este era o coelho da páscoa de verdade?
O segundo coelho escolheu o ovo vermelho e se pôs a caminho da escola. Quando passava pelo campo, encontrou um coelho amigo que o convidou pra brincar. De início o coelhinho não quis, pois precisava antes esconder o ovo. Mas o outro insistiu tanto que ele concordou e pôs seu ovo num cantinho. Brincou muito de correr, pular e se esconder. Quando o coelho se lembrou do ovo, não o encontrou logo e quando o achou, estava todo quebrado e amassado. Os coelhinhos tinham-no quebrado enquanto brincavam. Este era o coelho de verdade?
O terceiro escolheu o ovo prateado. A caminho da escola, encontrou a raposa. Esta, ao ver o ovo, o pediu ao coelho que não quis lhe dar. "Eu lhe darei uma moeda de ouro em troca" – disse a raposa. O coelho não resistiu e aceitou a troca, indo com a raposa até a sua toca. Lá a raposa pegou o ovo e levou-o para dentro. Depois de muito esperar, o coelho chamou a raposa que saiu de sua casa com cara feia, sem moeda alguma e ainda disse que comeria o coelho se ele não fosse embora. Este era o coelho da páscoa de verdade?
O quarto escolheu o ovo verde. Ao passar pela floresta, um pássaro começou a gritar "A raposa vem vindo". O coelho quis enconder o ovo para a raposa não o levar. O pássaro ofereceu-se para escondê-lo em seu ninho no alto da árvore. Porém, a raposa não apareceu e o coelho pediu o ovo de volta, mas o pássaro lhe disse que ele viesse buscá-lo em seu ninho. Este era o coelho da páscoa de verdade?
O quinto pegou o ovo listrado. Ao passar por uma ponte sobre um rio, olhou para baixo e viu sua imagem refletida na água. Ficou tão maravilhado com sua beleza e foi se debruçando cada vez mais, até que o ovo caiu e se espatifou nas pedras do rio. Esta era o coelho da páscoa de verdade?
O sexto pegou o ovo de chocolate e, ao passar pela floresta, encontrou o esquilo, que pediu o ovo. O coelho não quis dar, mas o esquilo pediu se ao menos poderia dar uma lambidinha só para provar. O coelho então permitiu e também deu uma lambidinha só para provar, até que o ovo se acabou. Este era o coelho da páscoa de verdade?
O sétimo escolheu o ovo azul e passou pelo campo, mas não brincou com o coelho amigo, encontrou a raposa e não trocou o ovo, não ligou para o pássaro que dizia que a raposa viria, passou sobre a ponte e não olhou o rio, encontrou o esquilo e não o deixou provar o ovo e, ao chegar diante do portão da escola, olhou-o bem e deu o pulo certo. Na escola, escondeu o ovinho sem ser visto pelas crianças e voltou para casa. Este era o coelho da páscoa de verdade?
A bola com a qual as crianças brincavam no jardim rolou justamente até o arbusto sob o qual o coelho escondera o ovo e foi muito grande a alegria das crianças!
Fonte: Jardim das Amoras - Escola Waldorf. Disponível em: http://www.jardimdasamoras.com.br/historia_pascoa.htm. Acesso em: 6 abr. 2011.
História de época: Páscoa
Conversas para um Desenho de Sociedade
Beijinhos!